quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Santuário da Mãe Aparecida, Padroeira do Brasil

Santuário de Aparecida - Devoção a Nossa Senhora 
Romeiros de Aparecida - Recordes de 2012


 
A movientação de peregrinos ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil, na cidade de Aparecida, Estado de São Paulo, durante o ano de 2012 atindiu 11 milhões, 114 e 639 de pesoas, batendo todos os recordes anteriores.

Este número foi maior do que o do ano passado (2011), quando o Santuário recebeu 10 milhões e 900 mil fiéis. Setembro de 2012, foi o mês de maior movimentação, quando o Santuário acolheu 01 milhão 298 mil e 56 fiéis peregrinos.

Esta multidão de peregrinos, que continuamente buscam com emocionante piedade, a Casa da Mãe Aparecida, testemunha a confiança filial que nEla depositam e registram a  longa e abençoada caminhada histórica de sua devoção entre nós.

É evidente a presença materna da Mãe Aparecida, na terra de Santa Cruz, inserida com admiravel destaque no mistério de Cristo, Deus e Salvador, como protetora e celeste intercessora do Povo Brasileiro junto de Deus.

Esta caminhada histórica, tive sua origem ha mais de três séculos, por volta de 1717, quando a pequena imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada pelos pescadores Domingos Martins Garcia, João Alves e Filipe Pedroso nas águas do rio Pataiba do Sul, na região de Guaratinguetá, no estado de São Paulo.

Depois de bastante tempo sem nada pescarem, um deles, João Alves trouxe em sua rede parte correspondente ao corpo da imagem. A partir daí a pesca tornou abundante. Felizes os três pescadores voltaram para casa trazendo consigo a imagem e contando a todos o milagre que haviam vivido.

Interessante notar que o culto de Nossa Senhora Aparecida nasceu e paulatinamente cresceu no meio do povo, posteriormente foi sendo assumido, tendo por volta do ano de 1745 sua primeira igreja oficial, em torno da qual viria nascer o povoado de Aparecida.

Continuando a caminhada, chega o momento em que a devoção e o culto de Nossa Senhora Aparecida atinge tal proporção e significado junto ao povo que é escolhida  como especial Padroeira do Brasil, que se coloca confiante sob sua materna proteção de poderosa intercessora junto de Deus, sendo solenemente coroada.

O atual Santuario Nacional com a capacidade de acolher 45.000 romeiros de Nossa Senhora, é uma resposta à necessidade de acolhida dos milhões de peregrinos que anualmente visitam a Casa da Mãe.

Em sua primeira visita pastoral ao Brasil, o Beato João de Deus, Papa João Paulo II, em 04 de julho de 1980 consagrou esse Santuario Nacional de Nossa Senhora Aparecida, concedendo-lhe o título de Basílica.

É salutar vivenciar com Fé e Amor a presença de Maria entre nós aprofundando o conhecimento da vida e a missão na Igreja e no Mundo. Como a nova Eva, esta ela inserida no Mistério de seu divino Filho Jesus, o novo Adão. nosso Deus e Salvador.

Na cruz, Jesus nosso Deus e Salvador, apresenta Maria como nossa Mãe, na pessoa de João Evangelista: "Jesus ao ver sua Mãe e, ao lado dela o discípulo que ele amava, disse à mãe: "Mulher, eis o teu filho. Depois disse ao discípulo: "Eis a tua mãe" (Jo 19, 26s).

Entre nós, nas águas do rio Paraiba, Maria se apresenta como Mãe carinhosa do povo brasileiro, com um sinal simples, pobre e humilte, como é a pequenina a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida.

Já na Encarnação, ao conceber em seu seio virginal, por obra do Espírito Santo, o Verbo feito Carne, Jesus Cristo, Cabeça do Corpo Mistico, que é a Igreja, Ela misticamente também concebeu a todos nós, tornando-se nossa Mãe, uma vez que como membros, formamos com Cristo Cabeça um só e mesmo Corpo, (Ef 1, 22s / 1Co 12).

Ensina-nos Lucas, na visita de Maria a Isabel, que sem o Espírito Santo é simplismente impossivel reconhecer e aceitar a maternidade divina de Maria: "... e Isabel ficou repleta do Espirito Santo. Com voz forte ela exclamou: Bendita es Tu entre as  mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. Como mereço que a Mãe do meu Senhor venha me visitar?" (Lc 1, 41-43).   

Este ato de Fé na maternidade divina de Maria acontece pela revelação do Espírito Santo, comprovada pela purificação de João Batista ainda no ventre de Isabel: "Logo que a tua saudação ressoou nos meus ovidos, o menino pulou de alegria no meu ventre" (Lc 1, 44).  
Diante da profissão de Fé de Pedro, ao reconhecer a divindade de Jesus: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo" (Mt 16,...16), o próprio Jesus Cristo afirma  essa necessidade absoluta da revelação para chegarmos ao conhecimento das verdades de Fé: "Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi a carne e sangue quem te revelou isso, mas o meu Pai que esta no céu: " (Mt 16, 17).

Por esta razão, a Igreja que Jesus fundou sobre a rocha que é Pedro e seus Sucessores: "Por isso eu te digo, tu és Pedro e sobre essa rocha construirei a minha Igre e as forças do inferno não vence-la" (Mt 16, 18), tem Maria como a criatura, entre todas a mais excelente, profundamente inserida no Misterio de Cristo e a Ele unida de modo inseparavel.

È esta a doutrina que encontramos na eclesiologia do Concílio Vaticano II,
particularmente na "Constituição Dogmática Lumen Gentium", magistralmente contida no capítulo VIII, com o sugestivo título: "A Bem Aventurada Virgem Maria Mãe de Deus, no mistério de Cristo e da Igreja".

É precisamente isto que nossa gente, agraciada com o dom da Fé Catolica, entende com segurança e vive com amor na sua filial devoção a Nossa Senhora da Conceição Aparecida.

Com tantos sérios desafios, a Terra de Santa Cruz encontra em sua celeste Padroeira, Nossa Senhora da Conceição Aparecida, garantia de um futuro que o liberte de todo mal. Amem







Nenhum comentário:

Postar um comentário