
Exma. Revma. Dom Manuel Parrado Carral,
A Igreja de Jesus Cristo, presente na Diocese de São Miguel Paulista, inicia, com a sua posse, uma nova etapa de sua história. Há 19 anos, nesta mesma catedral, matriz de São Miguel Arcanjo, nascia, com o desmembramento da Arquidiocese de São Paulo, uma nova diocese, criada por sua santidade, o servo de Deus, João Paulo II, pela Bula Constat Metropolitanam Eclesiam, no dia 15 de março de 1989, instaurada a seguir, no dia 28 de maio por Dom Paulo Evaristo Arns, cardeal arcebispo de São Paulo.
Esse contexto nos mostra o nascimento da Diocese com seu primeiro bispo diocesano transferido da Diocese de Limeira. Desde então, estabeleceu-se uma conjunta e eterna comunhão afetiva e efetiva minha com essa sempre querida e jamais esquecida Diocese de São Miguel Paulista.
Hoje, passados 19 anos, cabe-me a alegre incumbência de passar as mãos de sua excelência, e mais do que isso, de colocar no seu coração de pastor zeloso, trabalhador da messe do Senhor, esta, por anos muito amada, porção do rebanho de Cristo. Com essas palavras, recordando a ação do bom pastor exaltada na sucessão viva dos apóstolos, Cristo nos lembra que ele, guiado pelo amor aos irmãos, sempre nos guarda e protege por meio dos seus santos apóstolos, conduzindo-nos através de seus pastores, segundo seu coração.
Portanto, se for o caso, Cristo, o Bom Pastor, torna-se o referencial único, supremo e absoluto do pastoreio da Igreja. Se por um lado a Igreja se formava sob a rocha que é Pedro, por outro são os pastores por ele constituídos que garantem sua presença, sua ação e sua visibilidade junto ao rebanho. Como sucessor dos apóstolos, constituído por Cristo no Espírito Santo, bispo diocesano de São Miguel Paulista, querido Dom Manuel, nós o acolhemos e aclamamos em nosso cordial afeto e de todo o coração.
Ouça:
Bendito o que vem em nome do senhor!
Hosana no mais alto dos céus!
Esta, a manifestação do seu povo em festa, Dom Manuel, ressoa com “Hosana nos mais alto dos céus!”, uma vez que estamos todos felizes com essa celebração.
A sucessão apostólica que se manifesta nesta liturgia no Templo de São Pedro, garante a universalidade da missão salvífica de Cristo junto há tantos ou quais ele encontrou. Sendo assim, consolidada, ao longo dos séculos, a Palavra do Senhor. “Não tenham medo. Estarei convosco para sempre”. O texto de Paulo, da 1 Cor 3,6 revelou os poderes que a Igreja recebeu, e nos ensina que todo o trabalhador é agraciado no Senhor, porque Deus Criador, Pai Redentor, realiza tudo em todos, na caminhada apostólica de sua ação salvífica. Os anos passam. As pessoas se despedem de cargos e funções. As situações... O mundo se transforma. E desta renovação emerge o novo, que é sempre um desafio. Embora, com apenas 19 anos, também a Diocese de São Miguel Paulista vive a dinâmica desta caminhada histórica, inserida na realidade específica de render glória com seus amores e desafios.
Assim, tentou ser criada a nova Igreja Particular, com a tarefa de consolidar-se enquanto uma porção do povo de Deus autônoma, confiada ao bispo com o seu presbitério. Torna-se necessário elencar aqui o que foi feito nessa caminhada de 19 anos. Todos temos diante dos olhos que a servimos de todo o coração, mas, sobretudo pela fé, esperança e caridade, tudo o que nestes anos aqui se fez e se viveu.
Espero, com a graça de Deus guiada pelo Espírito Santo e com a materna intercessão da Mãe de Deus e da Igreja Nossa Senhora da Penha, que apesar de nossas limitações, a diocese inteira possa se consolidar. Houve muito trabalho, muita canseira, muito suor. E assim, vivendo o Evangelho, acontece a semeadura, a colheita e a mudança alegre e feliz. Nisto, devemos obedecer a Deus com simplicidade e humildade, pois é ele o nosso juiz.
Que todos nós, engajados nesta Igreja Particular, possamos manifestar o nosso amor, o nosso carinho e a nossa dedicação para com esta diocese. ‘Bendito o que vem em nome do Senhor’, Dom Manuel Parrado Carral, ao passar-lhe o báculo, sinal do pastoreio, seu báculo tem uma luz: não se pastoreia sem a luz. Por isso, toda a família diocesana de São Miguel Paulista, aqui significativamente representada: sacerdotes, diáconos, seminaristas, religiosos e religiosas, agentes de pastoral, representantes das diversas campanhas de evangelização, fiéis leigos, agentes de serviços comunitários, vieram saudar-lhe, para como missionários, levarem sua proteção, e sob seu pastoreio, avançam em águas mais profundas em plena comunhão com a Igreja Eclesiástica, e voltada, ao mesmo tempo, das orientações que são, com certeza, fazer a vontade Deus e colaborar com a família diocesana aqui representada.
Dom Fernando Legal, SDB
Bispo Emérito de São Miguel Paulista
São Paulo, 02 de Março de 2008

Nenhum comentário:
Postar um comentário